Seletiva Petrobras - 1º Dia

Posted by Felipe Justo |

Começam as disputas na praia do Cupe.
Os líderes dos rankings de 2010 e alguns campeões brasileiros triunfaram em suas estréias na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na quinta-feira de céu nublado, chuva e vento maral forte na Praia do Cupe, em Ipojuca. No primeiro dia, mar mexido e ondas irregulares de 2-3 pés, mas algumas abriam mais parede para os surfistas apresentarem suas manobras.

O atual campeão brasileiro, Messias Felix, estreou com vitória na segunda bateria do dia. O número 1 de 2008, Gustavo Fernandes, passou em segundo na sua, mas o de 1997, Victor Ribas, foi barrado na disputa seguinte. O atual líder da Divisão de Acesso, Tomas Hermes, também saiu do mar em primeiro lugar na sua bateria, enquanto o número 1 do Brasil Surf Pro 2010, Alan Jhones, avançou em segundo no confronto vencido pelo único gaúcho da competição, Robson Gobbato.

“Foi massa! Estou com uma prancha de um amigo meu, o MM lá do Rosa (praia de Imbituba-SC), ele nem sabe que viajei com ela, é meio antiga, mas ela foi mágica pra mim nas ondas aqui”, falou Robson Gobbato, que veio para Pernambuco só para disputar a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. “Estou querendo voltar pra elite de novo e foi importante essa classificação. Estou me sentindo bem, surfando bem e conseguindo resultados, então essa vitória só deu mais confiança”.

IGUALAR JANO BELO E JORDY SMITH? - O potiguar Alan Jhones passou em segundo, mas confirmou que seu objetivo para esta semana é repetir o título conquistado na primeira Seletiva Petrobras de 2010 na Praia do Rosa, Imbituba (SC), bem como a vitória do último domingo no Brasil Surf Pro na mesma praia do Cupe, quando assumiu a ponta na corrida pelo caneco de campeão brasileiro da temporada. Se conseguir, vai igualar o feito do paraibano Jano Belo dois anos atrás, que em duas semanas seguidas venceu as etapas da Divisão Principal e da Seletiva Petrobras em Ipojuca.

“Eu estava querendo surfar, ganhar a bateria, mas o mar está difícil, mexido, muito vento. Fiquei esperando uma direita ali que não veio, mas bateria é isso mesmo e o importante era seguir em frente”, disse Alan Jhones, potiguar de Baía Formosa que só tem 21 anos de idade ainda. ”Não achei boas ondas nessa bateria, mas minha vontade de ganhar este campeonato continua viva”.

Guardadas as devidas proporções, ele pode até fazer o mesmo que Jordy Smith, que venceu uma etapa do ranking de acesso do Circuito Mundial numa semana e na outra festejou igualmente a sua primeira vitória na divisão de elite em duas provas seguidas no seu país, África do Sul. Com isso assumiu a liderança nos dois rankings mundiais. Alan Jhones também está na sua região e ocupa o segundo lugar na Divisão de Acesso, mas o líder Tomas Hermes começou bem na Praia do Cupe e já avisou que não pretende perder a ponta do ranking na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

Os dois fizeram a final da primeira etapa em Imbituba e o potiguar levou a melhor no estado do catarinense. “Pra gente lá do Sul é muito dificil surfar essa onda aqui do Nordeste, é mais fraca, não evolui as manobras e ainda bem que passei, mas não foi fácil não”, admitiu Tomas Hermes, que estreou com vitória na bateria anterior a do Alan Jhones. “Não consegui mostrar todo o meu surfe, mas passei em primeiro na bateria e vou tentar sair daqui ainda liderando o ranking, com certeza”.

CAMPEÕES BRASILEIROS – A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é a principal competição da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro e classifica quinze surfistas para a elite do surfe nacional. Os dois já fazem parte deste grupo e a grande meta de todos é o principal título brasileiro. O campeão atual é o cearense Messias Felix, que começou com vitória no segundo confronto da quinta-feira.

“O mar mudou muito desde cedinho, quando treinei aqui. O vento apertou, as ondas ficaram mexidas, mas deu pra fazer uma onda boa e uma regular para vencer a bateria”, contou Messias, que não disputou a primeira Seletiva Petrobras em Imbituba. “Eu estava na Austrália na época do campeonato, então quero fazer um bom resultado aqui na Praia do Cupe pra recuperar a ausência”.

Outro campeão brasileiro estreou na quarta bateria do dia e o carioca Gustavo Fernandes só confirmou sua classificação na última onda que surfou, uma direita que abriu até a beira do mar pra ele conseguir aplicar mais manobras. Com esta onda, Guga superou o paraibano Alan Saulo na briga pela segunda vaga na disputa vencida de ponta-a-ponta pelo cearense Márcio Farney.

“A onda que esperei a bateria inteira veio só no finalzinho, mas valeu”, vibrou Gustavo. “Eu estou voltando a competir agora, estava machucado, então essa onda deu para mostrar que estou bem de novo para voltar a brigar por bons resultados. Foi difícil pra caramba a bateria, mas estou feliz porque batalhei bastante e fui recompensado no final com a classificação”.

MAIORIA PERNAMBUCANA – Os paulistas Renato Galvão e Odirlei Coutinho cancelaram as inscrições e o estado de Pernambuco passou a ter maioria de participantes na etapa nordestina da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. O limite de 96 competidores foi preenchido por surfistas da região e dezoito pernambucanos apareceram escalados nas 24 baterias da primeira fase. A quantidade de paulistas caiu para dezessete e a de cearenses subiu para dezesseis atletas.

Os 40.000 Reais e 2.000 pontos da Seletiva Petrobras atraíram surfistas de treze estados do país: Pernambuco (18), São Paulo (17), Ceará (16), Santa Catarina (9), Bahia (9), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (6), Paraíba (6), Alagoas (2), Espírito Santo (2), Paraná (2), Fernando de Noronha (2) e Rio Grande do Sul, representado por Robson Gobbato. A competição recomeça nesta sexta-feira, às 9 horas, continua no sábado e termina na manhã do domingo na Praia do Cupe.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 tem patrocínio exclusivo da Petrobras e produção da Max Sports, em realização conjunta com a ABRASP. Esta segunda etapa também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Associação Nordestina de Surf e Federação Pernambucana de Surf. A terceira e última etapa está marcada para os dias 16 a 19 de setembro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

PRIMEIRA FASE – 96 competidores:
1.a: 1-Felipe Martins (CE), 2-Rafael Joaquim (RN), 3-André Silva (CE), José Junior (RN)
2.a: 1-Messias Felix (CE), 2-Alexandre Ferraz (PE), 3-Beto Mariano (SC), 4-Junior Lagosta (PE)
3.a: 1-John Max (RN), 2-Michel Roque (CE), 3-Phelipe Maia (CE), 4-Tamaê Bettero (SP)
4.a: 1-Marcio Farney (CE), 2-Gustavo Fernandes (RJ), 3-Alan Saulo (PB), 4-Manuel de Assis (PE)
5.a: 1-Jorge Spanner (RJ), 2-Emerson Piai (SP), 3-Victor Ribas (RJ), 4-Thales Luis (PE)
6.a: 1-Robson Santos (SP), 2-Luel Felipe (PE), 3-Diego Rosa (SC), 4-Osvaldo Cajá (PE)
7.a: 1-Edvan Silva (CE), 2-Caia Souza (FN), 3-Bruno Rodrigues (PE), 4-Raphael Becker (SC)
8.a: 1-Bino Lopes (BA), 2-Antonio Eudes (CE), 3-Eerbeliel Andrade (PB), 4-Caetano Vargas (PR)
9.a: 1-Yure Nogueira (PB), 2-Marco Fernandez (BA), 3-Saulo Junior (SP), 4-Caio Ibelli (SP)
10: 1-Felipe Ximenes (SC), 2-Danilo Costa (RN), 3-Gabriel Farias (PE), 4-Sergio Pontes (AL)
11: 1-Pedro Henrique (RJ), 2-Ulisses Meira (PB), 3-Argus Diniz (CE), 4-Jackson Santos (PE)
12: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Gustavo Henrique (SP), 3-Krystian Kymmerson (ES), 4-Washington Martins (PE)
13: 1-Robson Gobbato (RS), 2-Alan Jhones (RN), 3-Leo Moraes (PB), 4-Betinho Rosa (CE)
14: 1-Bruno Galini (BA), 2-Igor Morais (RJ), 3-Peterson Filho (BA)
15: 1-Beto Fernandes (SP), 2-Charlie Brown (CE), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Fernando Leque (PR)
16: 1-Isaias Silva (CE), 2-Jean da Silva (SC), 3-Flavio Nakagima (SP), 4-David Silva (SP)
17: 1-Alandreson Martins (BA), 2-Marcelo Nunes (RN), 3-Guilherme Ferreira (SC), 4-Anderson Cabeça (PE)
-----------baterias que vão abrir a sexta-feira:
18: Dunga Neto (CE), Itim Silva (CE), Del Gama (ES), Flavio Nunes (CE)
19: Greg Cordeiro (SC), Alan Donato (PE), Bruno Moreira (SP), Pedro Lima (PE)
20: Tânio Barreto (AL), Halley Batista (PE), Felipe Teixeira (SC), Marco Aurelio (SP)
21: Leandro Bastos (RJ), Patrick Tamberg (FN), Aurélio Santana (BA), Julio Pereira (PE)
22: Jano Belo (PB), Hizunomê Bettero (SP), Thiago de Sousa (CE), Olavo Aguiar (PE)
23: David do Carmo (SP), Ricardo Ferreira (SP), Luciano Brulher (SP), Saul Moura (BA)
24: Rudá Carvalho (BA), Franklin Serpa (BA), Emerson Silva (SP), Frank Cordeiro (PE)

SEGUNDA FASE – 48 competidores – baterias já formadas:
1.a: Messias Felix (CE), Felipe Martins (CE), Alexandre Ferraz (PE), Rafael Joaquim (RN)
2.a: Gustavo Fernandes (RJ), Marcio Farney (CE), Michel Roque (CE), John Max (RN)
3.a: Jorge Spanner (RJ), Emerson Piai (SP), Robson Santos (SP), Luel Felipe (PE)
4.a: Bino Lopes (BA), Edvan Silva (CE), Antonio Eudes (CE), Caia Souza (FN)
5.a: Danilo Costa (RN), Felipe Ximenes (SC), Marco Fernandez (BA), Yuri Nogueira (PB)
6.a: Tomas Hermes (SC), Pedro Henrique (RJ), Ulisses Meira (PB), Gustavo Henrique (SP)
7.a: Alan Jhones (RN), Bruno Galini (BA), Igor Morais (RJ), Robson Gobbato (RS)
8.a: Jean da Silva (SC), Beto Fernandes (SP), Charlie Brown (CE), Isaias Silva (CE)


Foto do potiguar Alan Jhones, que lidera o ranking da Divisão Principal do Brasileiro e também busca a ponta do ranking de acesso na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na Praia do Cupe, em Ipojuca. CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)


Foto do campeão brasileiro de 2008, Gustavo Fernandes (RJ), que avançou para a segunda fase da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na quinta-feira na Praia do Cupe, em Ipojuca. CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)


Foto do atual campeão brasileiro, Messias Felix (CE), que estreou com vitória na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na Praia do Cupe, em Ipojuca. CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)


Foto do catarinense Tomas Hermes, que saiu vitorioso da sua primeira defesa da liderança do ranking da Divisão de Acesso do Brasileiro na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino nesta quinta-feira na Praia do Cupe, em Ipojuca (PE). CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)


Foto do gaúcho Robson Gobbato, que venceu o líder do ranking brasileiro, Alan Jhones (RN), em suas estréias na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na Praia do Cupe, em Ipojuca. CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)


Foto do pernambucano Luel Felipe, do "Quinteto Fantástico de Ipojuca", que passou para a segunda fase da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Pernambuco na quinta-feira na Praia do Cupe, em Ipojuca. CRÉDITO DA FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)

0 comentários:

Postar um comentário